Entenda um funil de vendas e suas etapas, criando uma jornada de compra
Você já deve ter ouvido falar no famoso funil de vendas, certo? Muito importante para o sucesso de um produto ou serviço de uma empresa. O funil é a representação da jornada de seus clientes, que começa no instante em que eles têm o primeiro contato com sua marca até o fechamento e concretização do serviço que você oferece.
Um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa; o processo de compra ocorre por etapas.
O funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo; algumas empresas adicionam a quarta etapa, a fidelização, o pós-venda, transformando seu cliente em um promotor da sua marca.
No Topo do funil temos o aprendizado e a descoberta, o primeiro contato com seu conteúdo, a pessoa compreende que aquilo pode ser útil para ela, podendo não saber que precisava de tal. É aqui que se fornece materiais que ajudem seu visitante.
Ao meio do funil, temos a consideração, onde aquela pessoa começa a identificar que tem um problema e que seu produto ou serviço pode ajudá-la, caso o lead comece a considerar seu serviço, irá interagir mais com sua empresa e marca.
Fundo do funil, é aqui que a pessoa já possui o conhecimento da sua empresa e já interage com seu conteúdo , mostre que você é a melhor opção, transforme esta pessoa em um cliente, um parceiro.
Tenha em mente que, o funil de vendas se aplica a todos os tipos de empresas e serviços, portanto foque em promover bom conteúdo. Em alguns casos, a trajetória da pessoa pode não ser linear e entrar em contato com materiais já direto de meio ou fundo de funil, é ai que precisamos entrar em contato com esta pessoa.