Com o avanço da tecnologia, novos modelos de negócio e mudanças no comportamento do usuário, há o surgimento de novas formas de enxergar os setores e estrutura de uma empresa
Nos dias de hoje, é possível afirmar que o design ganhou muito mais relevância no mundo dos negócios. As novas tendências de consumo tornaram o relacionamento entre empresa e cliente um aspecto importante para a fidelização, deixando o contexto de operação de muitas empresas mais dinâmico e competitivo. As pessoas estão cada vez mais exigentes, junto a um cenário mercadológico que muda constantemente, com isto, muitas empresas começaram a focar mais no cliente ideal, proporcionando experiências, conexões mais próximas e uma comunicação mais adequada, uma verdadeira disputa para quem fica na mente do cliente.
Tudo isso contribuiu para que o mundo empresarial adotasse uma abordagem diferente em relação ao design, considerando seus princípios e processos de criação como ferramentas estratégicas para negócios inovadores.
Os profissionais que possuem formação na área, estão à frente de muitas empresas de grande impacto no cenário mundial, seja como empreendedores ou em cargos executivos. Muitos profissionais de áreas criativas são promovidos para gestores ou executivos por desempenharem muito bem suas funções no desenvolvimento de projetos e estratégias para negócios.
O profissional passa a se responsabilizar, reconhecer, cultivar e preservar os profissionais talentosos em sua equipe. As pessoas são os principais recursos de uma empresa. A formação em design permite enxergar diversas situações sob uma ótica diferente, afinal, damos vidas as empresas e grandes marcas.